Queridos colegas programadores. Estamos fazendo isso errado

Queridos colegas programadores. Estamos fazendo isso errado

Se quisermos trazer habilidades de codificação para as massas, talvez devamos reinventar o que é a programação.

Ensinar programação está em alta. A Codecademy, site especializado em cursos on-line de programação, assinou recentemente com a prefeitura de Nova York  um contrato de US$10 milhões, e a popular instituição de ensino on-line Khan Academy acabou de lançar uma série de lições de programação gratuitas após um grande aporte.

Bret Victor, um antigo designer de interface da Apple, acha que eles estão errados. Em um ensaio interativo devastador e persuasivo, ele argumenta que os sites de programação DIY são inúteis por causa de suas interfaces pobres.

Victor pensa que a programação em si está errada. Muitas vezes, é dito que, para codificar bem, você precisa “pensar como um computador”. Para Victor, isso é um erro enorme, e é a verdadeira razão pela qual a programação é vista como “difícil”.



Os computadores são ferramentas humanas, por que não podemos 0rograma-los de uma forma mais natural, usando técnicas que vem naturalmente a todos nós?

O principal problema com a programação resume-se ao fato de que “o programador tem que imaginar a execução do programa e nunca ver os dados”, disse Victor. Para ilustrar esse problema, ele faz outra analogia com a culinária:

Obviamente, esta é uma maneira terrível de ensinar um iniciante a cozinhar um prato. Na visão de Victor essa é uma maneira terrível para um chef experimentado criar novos prato  também.

Chefs não são forçados a simular perfeitamente tudo entre “ingredientes” e um “novo suflê” antes de começar a pozinhar. Nem esperariam que tudo o que acontecesse entre “montar os ingredientes” e “puxar o suflê para fora do forno” para ter certeza que o prato ficará bom. Mas é assim que o trabalho de programação realmente acontece, de acordo com Victor.

Portanto para tornar a programação algo mais humano, e quebrar o estereótipo de que programar é difícil, devemos mudar totalmente os paradigmas da programação atual. Deixa-la mais próxima do pensamento humano será o desafio das próximas linguagens de programação. Vamos ver o que o futuro nos reserva.

coffenet

Posts relacionados
Deixe um comentário